terça-feira, 21 de agosto de 2007

Amizade

A maioria das coisas na vida são complicadas, e com a amizade não seria diferente. Às vezes acho que é tão complicada quanto um namoro, claro que com as suas diferentes perspectivas. Grande parte disso é porque as pessoas têm noções diferentes do que é amizade.
Tem gente que acha que amigo é só pras horas boas e de diversão, tem gente que acha que é só pros momentos em que ela precisa, e tem gente que cada hora acha uma coisa, de acordo com o que lhe convir melhor.
Pra mim é assim: amigo serve pras horas de diversão, pras horas de depressão, de dúvida, de tristeza sem motivo; pra lhe dizer quando acha que você está fazendo merda e não ter medo de lhe criticar porque sabe que vai ser compreendido e que isso não afetará nada; pra fazer merdas junto com você quando achar que deve; pra cuidar de você quando for preciso, física ou emocionalmente; pra você simplesmente saber que tem alguém que se importa em todos os momentos.
E sim, ao contrário do que muita gente acha, amigo tem que ser leal e respeitar.
Mas se não fosse suficiente as dificuldades que surgiriam naturalmente, sempre existem os fatores externos pra potencializar a coisa. Entre eles há um bem chato, a distância, tanto quando é física, ou pior, quando se torna emocional. Esta é pior porque raras são as vezes em que é mútua, e aí invitavelmente uma das partes sofre mais do que a outra, assim como num namoro (han, eu disse que haviam várias semelhanças).
Entretanto, quase todas as pessoas que passam pela nossa vida nos deixam algo (não, não acho que sejam todas, acho que existem pessoas que realmente só passam sem levar ou deixar alguma coisa). Assim como acho que existem algumas pessoas que vêm ao mundo com o único propósito de ser um estorvo na vida dos outros, propositalmente ou não, e isso me irrita. Mas não tem nada a ver com esse post, isso é assunto pra outro texto.
Voltando ao ponto, as pessoas deveriam entender que não é só namoro que requer alguns esforços pra dar certo às vezes, mas todas as relações em si. Mas, independente de qualquer coisa, uma verdadeira amizade, assim como um verdadeiro amor, resiste a tudo.

Um comentário:

Denise disse...

é isso mesmo...faxina mental...é o q vou fazer tb...guardar, jogar fora, organizar e continuar pelo caminho...até a bagunça voltar e eu ter q arrumar tdo de novo...heheh
=*
t adoru brubru...