quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Serviço de "Atrapalhamento" ao Consumidor.

Por que diabos as empresas prestadoras de serviços têm que ser incompetentes?! A pessoa liga, com um mês de antecedência justamente pra evitar transtornos, pede a mudança de um endereço de correspondência, lhe dizem que foi feita.
No mês seguinte o que acontece? Conta enviada para o endereço errado! Óbvio.
Não é a toa que os atendentes de telemarketing são os funcionários que mais sofrem de stress e depressão nas empresas, até eu me mataria se trabalhasse nisso! Depois de muitos números digitados nos menus que supostamente são pra facilitar o atendimento, e vários minutos ouvindo uma música pessíma de fundo com gravações de propaganda que irritam até o ser mais calmo do mundo (o que não é meu caso):
Atendente: em que posso ajudar?
Bruna: olha, eu fiz o requerimento da alteração do endereço de correspondência mas vocês enviaram pro endereço errado.
Atendente: qual o número do telefone?
Bruna: (digo o número)
Atendente: cpf?
Bruna: (digo o cpf)
Atendente: Senhora Bruna, a alteração de endereço realmente não foi efetuada.
Bruna: posso saber porquê se eu liguei aí solicitando há mais de um mês?!
Atendente: não aceitamos reclamações de atendimentos anteriores.
Bruna: o atendimento anterior caracteriza a incompetência da empresa como um todo... mas enfim, tentei pegar a segunda via do boleto, mas o site de vocês é ruim e não funciona, o que eu faço?
Atendente: a senhora pode levar o número do contrato e o ddd até qualquer casa lotérica e efetuar o pagamento ou requerer o envio da segunda via.
Bruna: tá, manda a segunda via.
Atendente: para qual endereço?
Bruna: (digo o endereço)
Atendente: ok, a segunda via será enviada.
Bruna: tá, vai chegar até o vencimento? porque eu me recuso a pagar multa por uma falha de vocês.
Atendente: olha, no momento os correios estão em greve, então não podemos garantir. Em último caso há a outra opção que eu lhe informei.
Bruna: ok
Atendente: após o número do protocolo há uma avaliação do serviço.
Nessa hora eu já estava me segurando para não atravessar a linha e esfaquear a coitada da mulher, aí espero a avaliação, achando que alguém vai atender ou algo do tipo. E qual é a avaliação?! "se o serviço solicitado foi concluído digite 1, se ainda está aguardando uma solução digite 2", "agora dê uma nota de 1 a 5 para nosso atendente", "obrigado pela sua avaliação".
Que tipo de empresa não aceita reclamações dos atendimentos anteriores?! Isso reflete a evolução do problema do cliente! É difícil de entender isso? E qual a dificuldade de mandar a maldita conta pro endereço certo ao invés de um há 700km de distância?
Sinceramente viu... Vi na prática o que quase todo professor de Geografia fala: "Nos países subdesenvolvidos o setor de serviços é inchado e ineficiente". É, essa coisa de ineficiente é complicado.

Nenhum comentário: