segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Filosofando.

[Fotos por Henri Cartier-Bresson]
Como pode alguém ter tanta visão e sensibilidade para captar a essência de certos momentos e relações e saber como melhor retratá-las, enquanto outras pessoas não têm sequer a percepção de compreender o que está bem a sua frente? Pode parecer que estou me referindo apenas a casais e relacionamentos pelas imagens que escolhi, mas não, me refiro a isso de uma maneira geral, as fotos apenas representam algumas das imagens desse grande artista que no meu ponto de vista atingiram essa sensibilidade que menciono.
Algumas pessoas não conseguem nem ao menos interpretar um texto ou alguma informação explícita que lhes é exposta, quem dirá compreender que suas próprias ações refletem em todas as pessoas ao redor, direta ou indiretamente, imediata ou posteriormente. Alguns acham que algo poético não é feito para ter significado, imagino se algum dia compreenderão a poesia que pode estar presente num simples silêncio.
Creio que devem existir inúmeros estudos sociológicos e psicológicos a respeito disso, mas infelizmente me falta tempo para pesquisar sobre tudo que considero interessante conhecer.
Muitas vezes infinitas palavras não conseguem traduzir o que um silêncio representa, em parte nisso se encontra a arte na minha percepção, conseguir transpor para um tipo de linguagem específica algo que toque no íntimo do outro que observa.
E dessa forma, a arte pode ser ligada ao que é poético, pois este não é sinônimo de poesia como muitos pensam. Já diria Aristóteles que, no fim, o que importa é alcançar a catarse, e a catarse pode estar presente até mesmo em uma conversa.
Talvez a vida em si seja uma arte, e todos nós sejamos artistas, alguns bons, outros nem tanto.

2 comentários:

Isis B. disse...

Eu adoro o Bresson!
Tu ia gostar da Bienal que está rolando aqui em Poa. :)
Beijos
Clementine K.

Anônimo disse...

ah, bridaga bru. sempre achei que o sil