quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Ócio.

[Carson McCullers and George Davis, 1946. CARTIER-BRESSON, Henri.]

Por maiores que sejam nossas preocupações, nossas angústias e nossa falta de tempo devido à nossa rotina, é sempre bom reservar um momento para deixar o mundo para trás e simplesmente aproveitar a vida.
Tem pessoas que se levam a sério demais, e deixam morrer o lado espontâneo, alegre e divertido. Do mesmo jeito que tem pessoas que acham que a vida é só diversão o tempo inteiro. O complexo é encontrar o equilíbrio entre a seriedade e a espontaneidade nos nossos dias.
Saber admirar as coisas ao nosso redor, se comover com as mazelas do mundo, e ainda se divertir com uma besteira qualquer. De tempos em tempos nos concentramos em apenas um desses aspectos e se torna difícil lembrarmos dos outros, mas é um esforço que vale a pena.
Às vezes, deixar o mundo para trás também significa nos distanciar da nossa própria vida para avaliá-la, refletir sobre o que tem que ser mudado, o que deve continuar, fazer novos planos... Porque, sim, o ócio pode ser produtivo, ainda mais com boas companias.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu sou fã do ócio. e antes meu ócio sozinha até era tão produtivo...
não sei se fiquei mais chata com o tempo, mas sinto falta dos meus momentos de ócio.

ou talvez eu só esteja levando tudo a sério demais.