quarta-feira, 25 de julho de 2007

Sinfonia de inverno

Uma coisa muito comum no inverno é andar na rua e ver pessoas resfriadas ou gripadas. Principalmente com a mudança de tempo parece que a cidade inteira ficou doente, até as cores da cidade parecem desbotadas com o tempo nublado e frio, fazendo com que o ambiente pareça tão doente quanto as pessoas.
Primeiro, vem aquela coriza de vez em quando, que faz com que todo mundo fique fungando de tempos em tempos; depois, o espirro, que também sutilmente aparece durante uma tarde qualquer e dá as caras periodicamente, às vezes até parecendo que tem hora marcada pra isso. Até que então, no estágio mais avançado, quando o resfriado deixa de ser apenas um resfriado e se torna uma gripe, surge a tosse. Esta é implacável, não perdoa mesmo, faz até com que as pessoas falem pausadamente: " voc... cof... ê cofcofcof po... cof...de me cofcofcofcof passar a cofcofcof á...cofcof...gua?", é realmente um treinamento de paciência e de compreensão conversar com alguém que está com uma crise de tosse.
Além disso, existem vezes que a pessoa está com tanta tosse que dói, é deprimente ver uma pessoa doente se contorcendo de dor cada vez que tosse, eu sei bem disso. Passei um fim de semana dos infernos com uma gripe, que por sinal ainda persistem alguns sintomas mesmo depois de algumas semanas, eu tossia tanto que meu abdômen doía. O lado bom disso é que você fica com a barriga durinha em 2 dias de tosse, coisa que na academia demora séculos, mesmo que o efeito seja temporário e a dor seja constante é algo gratificante olhar no espelho e ver aquela barriga tão bonitinha: magra ( porque você não consegue comer quase nada) e dura ( de tanto tossir).
Acho que o realmente pior é quando se tem todos os sintomas ao mesmo tempo, a pessoa vira uma sinfonia ambulante: fungadas, espirros e tosses durante todo o dia. Até que dá pra fazer uma música com isso: "hunf hunf aaaaaaaaaatchiiinnnn cof aaaaaaaatchinnn cofcofcof hunf". Andar na rua ou em lugares grandes onde tem várias pessoas gripadas então, deve formar uma verdadeira orquestra, se boa ou ruim depende de cada um, só mesmo gostando de coisas um tanto quanto escatalógicas ou no mínimo incomuns.

Nenhum comentário: