sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Blablablablabla


De vez em quando cansamos da nossa vida, do que fazemos, das pessoas, enfim, do mundo. Dá vontade de jogar tudo pro alto e começar do zero, mas o que realmente gostamos. Dá vontade de sumir, cortar relações com metade das pessoas que conhecemos, e conhecer pessoas novas, mais interessantes, mais parecidas, simplesmente pra ter com quem conversar.
____________________________________________________

Cinema brasileiro é arte. Não, eu não vivo em um mundo paralelo.
Cinema brasileiro não se resume a filmes da Xuxa, Didi, Trapalhões, Angélica, Eliana, Bruna Surfistinha ou afins. Filme bom não é só sobre favela ou nordeste, são excelentes, mas não são os únicos que existem.
Essa visão é fruto de uma mídia que cultua novelas em que favelas são apagadas da cidade para não "enfeiar" a imagem, em que mostra a realidade deturpada para agradar uma alta sociedade, muitas vezes falida, ou sem conteúdo, e para iludir as classes mais humildes de que seu único objetivo na vida deve ser se tornar semelhante a classe média/alta que aparecem como se pertencessem a um conto de fadas.
Mas a culpa não é só dessa mídia. É da sociedade como um todo. Tudo vira produto, nada é sério, tudo deve ser explorado até o último centavo ser ganho, mesmo que isso signifique atrofiar uma arte, uma cultura, com um potencial reconhecido em muito lugares, mas não pelas pessoas mais próximas.

_________________________________________________

Apagar-me
diluir-me
desmanchar-me
até que depois
de mim
de nós
de tudo
não reste mais
que o charme.

Paulo Leminsk

6 comentários:

Michel disse...

ainda bem que quando a vida fica chata, em algumas vezes quando menos esperamos, pessoas novas aparecem e trazem a alegria esquecida !!! :)))


cinema é arte !! brasil é cultura !! misture as palavras !! ;)

Anônimo disse...

excelente visão de mundo e de realidade...fico impressionado como vc pode ver a realidade através de tantas mentiras! beijos te amo!

Anônimo disse...

eu, na minha especialidade de cansar das coisas, te entendo.
claro que é muito mais fácil conhecer cinema brasileiro quando a outra metade da sua sala faz cinema e, logo, você acaba sabendo de filmes e diretores que você nem sonhava que pudessem existir.
:*

Isis B. disse...

Bruna,
Estou há tempos para comentar no teu blog, que é bom, bom, bom! Desculpa, ando mega ocupada, trabalho horrores, estudo mais ainda, fim de semestre me suga as energias.
Mas sempre, mesdmo que não comente, dou uma passada aqui e vejo como estão as "cousas".
Tô indo para SP dia 07 de dezembro, vou num congresso que estou produzindo, se quiser tomar um café, será bem-vinda :)
Mil beijos, mil deles!
Lady Clementine

Anônimo disse...

vem pra ca no fim de semana? (:

Bruna disse...

Ricardo:
Mor, muito da minha visão aprendi com você...!
Te amo mais que tudo lindo! :***: